precisamos falar sobre abobrinha

Não sei o que tá indo mais devagar: o projeto blog ou o projeto corrida. Hahaha! Mas, mesmo devagarinho, o importante é cruzar a linha final, né?

Já comentei por aqui que a minha obsessão culinária da vez é a abobrinha. Descobri esta maravilha em formato fálico antes de vir para São Paulo, mas aqui eu aprimorei a arte de misturá-la com qualquer ingrediente, tempero ou objeto não perfurante.

Além de ser rápida e fácil de fazer, a abobrinha tem um sabor neutro que combina com (quase) tudo e também pode ser preparada de várias maneiras: forno, refogada, cozida, recheada. Um alimento coringa para se ter na geladeira, vocês entenderam né?

Separei uma receita que fiz há uns 15 dias no jantar de despedida de uma das minhas roomigas (roomie + miga) Marcella e de recepcção da nossa nova roomiga Rafaela. Aliás, esta é uma das razões do abandono do blog, pois eu estou mudando de quarto e também aproveitamos o timing para fazer modificações na casinha, aí tá tudo meio caos, depois eu conto.

_MG_1647

O prato principal foi a nossa receita exclusiva das Janjas do Sumarezinho: risoto de gorgonzola com banana (depois passo a receita)!! Então eu decidi fazer umas saladinhas para a gente beliscar antes. Uma delas foi só de folhas variadas e bem frescas, com molho de mostarda, mel, azeite e pimenta. E a outra de grão de bico com abobrinha. Simples, prática e sem mistérios:

  • 2 latas de grão de bico cozido (pode cozinhar em casa, mas eu estava sem tempo mesmo. shameless)
  • 3 tomates (eu prefiro aqueles para fazer molho, que são mais durinhos, mas pode ser qualquer um. fica delícia com tomate cereja)
  • 1 chumaço de hortelã (dá uma refrescância incrível)
  • 1 abobrinha média (amor verdadeiro, amor eterno)
  • curry
  • azeite, sal, pimenta do reino

Escorri o grão de bico da caixinha, joguei no recipiente que escolhi para servir. Cortei os tomates em cubos grandes, também joguei no recipiente. Catei as folhinhas da hortelã e joguei no recipiente. Até aí complicadão, hein?

A abobrinha eu cortei em rodelas muito, muito finas. Se você tiver um equipamento de ralar ou aquelas coisas modernas da polishop também deve funcionar. Espalhei as rodelinhas em uma assadeira de teflon e polvilhei curry em cima delas. Cuidado para não colocar muito! Levei a assadeira ao forno e esperei a abobrinha ficar no ponto “meio molinha, quase secando”. Tirei e misturei com o resto. Temperei com sal, azeite e pimenta do reino e tchaaannn:

_MG_1644

Sem modéstia, foi sucesso!

Eu convido todos vocês a testarem receitas com a querida abobrinha. Ela fica muito gostosa refogada com outros legumes, tipo pimentão, cenoura, cebola, até cogumelos. Uma das minhas manias é refogar o que tiver na fruteira com um pouco de azeite e depois colocar um pouco de shoyo, curry e uma colherzinha de açucar. Creia, fica delícia.

Também aprendi este ano uma receita de carbonara vegetariana, que substitui o bacon por abobrinha. Aí você vai dizer: nunca uma abobrinha será tão saboros… Mas vai quebrar a cara quando provar. Hehehe. A essência desse prato é a mesma de um carbonara tradicional. Você refoga uma cebola grande no azeite, quando elas começam a ficar transparentes, coloca a abobrinha fatiada em rodelas beem finas e refoga bem. Nessa receita, não economiza no azeite e se quiser pode colocar um pouco de manteiga (afinal, ninguém é obrigado, né? Já estamos tirando o bacon). Enquanto isso prepara a massa e quando ela tiver no ponto, mistura com os refogados. ainda no fogo,abre uns dois ou três ovos e também mistura. É de comer chorando, vai por mim.

E para finalizar, uma dica daquelas sagradas, para fazer e deixar na geladeira, a abobrinha em conserva da Pitadinha. É muito bom pra ter sempre em casa e comer com salada, com torrada, pão, queijo ou, basicamente, qualquer coisa!!

Se vocês fizerem alguma dessas aventuras aí em casa, me conta, tá? 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s